Semáforos descontrolados
Outro parâmetro que ainda não está regulado é o tempo de fecho do sinal ao fim-de-semana. Pelo que percebi os tempos de regulação entre semáforos é igual ao fim-de-semana e aos dias de semana. Como é possível? Assim, acontece que ao subirmos uma avenida como a Av. Almirante Reis num Sábado ou Domingo de manhã estamos sucessivamente a fazer o "pára-arranca" por causa dos semáforos para os peões que simplesmente não existem aos fins-de-semana. Com este pára-arranca estamos a emitir muitos mais gases de escape e não se justifica o tempo de espera uma vez que a quantidade de peões ao fim-de-semana é muito inferior à que se verifica aos dias de semana. Porque não criar um sistema de controlo de tempos de semáforo diferenciado para dias de semana e fim-de-semana?
3 Comments:
É só até alguém como tu expôr a situação à Câmara e talvez se resolva esse problema...
Não é para defender a minha dama mas em Portugal quem faz esse trabalho de "engenheiro de tráfego" são Engenheiros Civis e/ou do Território. Acho que o Mestrado em Transportes do IST aborda esta temática ... mas se não aborda, devia abordar pelos motivos que a Susana referiu.
Eu pelo menos tive uma cadeira no curso em calculávamos esses tempos dos semáforos, e nem sequer sou do ramo de Transportes.
Cultura Geral Inútil: o sistema que controla os semáforos em Lisboa é totalmente automático e (salvo erro) tem o nome de "Gertrudes". E acho que a programação não é igual para dias de semana e fins-de-semana.
É verdade, o sistema que gere os semáforos chama-se "Gertrudes". Teoricamente era para usar uns sensores que se encontram instalados na via ou através de processamento de imagem mas achou-se que era mais comodo deixar os semáforos com um timing igual no fds ao da semana ou colocá-los intermitentes...
E posso desde já dizer-vos que o sistema não é nada barato. Tive a trabalhar com ele no trabalho de fim de curso. Aquilo é superpoderoso...
Enviar um comentário
<< Home