09 junho 2005

Sobre os Incêndios que vêm aí...

Sobre os culpados... desculpem dize-lo mas somos todos nós!!! Não basta sentarmo-nos e escrever umas críticas para atacar aqueles que no fundo tem o poder que "nós" lhes demos.
Há poucos dias atrás assisti perto da minha casa a uma atitude que me fez logo lembrar deste assunto. Um terreno, não construído, entre casas habitadas estava cheio de restolho, ervas, arbustos e folhas secas. O que vi foi um grupo de homens em tronco nu com a "mão na massa" a limpar aquele terreno deixando-o apenas com as árvores de copa elevada e todo o terreno livre de resíduos facilmente inflamáveis. Isto sim, é Portugal em acção! Não tenho a menor dúvida de que aqueles homens não eram os proprietários do terreno e no entanto, ali estavam eles a prevenir um mal maior para as casas ao redor. Tomemos este caso como exemplo e passemos a olhar em redor para nos apercebermos de pequenos grandes gestos que podemos tomar para evitar calamidades para nós e para o próximo.
Quanto aos outros "senhores", os que trocaram o tronco nú pelo colarinho branco, façam POLÌTICA, sejam líderes e não "aves raras" a passear sem orientação. Olhem para a frente e não para o próprio umbigo porque um HOMEM não é só status e dinheiro é a marca nos outros nos que ainda hão de vir e que têm o poder de manter-nos vivos e honrados mesmo depois de mortos. Mostrem o vosso pulso firme e a vossa determinação - Demarquem-se para serem eternamente relembrados.
Sobre este assunto veja também a discussão em:
e um artigo sobre os incêndios em 2004 e 2003 em:

3 Comments:

At 15 junho, 2005, Blogger Ti@go said...

Não é preciso ser adivinho para me aperceber que este Verão vai ser novamente negro.
Disse Verão?
Perdão... ainda estamos na Primavera mas as nossas florestas já estão a ser fustigadas pelas implacáveis chamas que, ano após ano, teimam em destruir o pouco verde que ainda existe.
Pouco porque graças à situação actual de seca extrema que o nosso país vive, o verde tem este ano uma cor acizentada.
Se a prevenção e o eficaz combate ao incêndio não forem imediatamente acautelados, depressa o país ganha outra cor: o preto.
Espero que no final deste inferno não tenhamos (novamente) de “aprender” com os erros cometidos.
Basta de brincar com o fogo!

 
At 15 junho, 2005, Blogger Gato das Botas said...

Eu já isso escrito em algum lado Ti@go ...

Eu já deixei clara a minha opinião anteriormente, mas vou acrescentar isto:

Tu disseste, e cito: "ao pé de minha casa". Certíssimo ... da tua e da deles. Eles fizeram-no para defender a casa deles. Mas é no meio das matas, onde os fogos nascem é que tem de se actuar. É preciso ordenamento florestal e é preciso impor aos donos das matas que as limpem e as mantenham limpas. Limpar ao pé das aldeias não resolve o problema dos fogos florestais.

 
At 20 junho, 2005, Blogger Susana de Carvalho said...

Embora esteja de acordo
com o que me parece ser a ideia central: que todos temos um papel
a desempenhar na defesa do ambiente. O que não gostei foi do registo
que usaste na 2a parte. Eu teria optado por defender a ideia de que
não devemos estar sempre à espera de que governo faça tudo. Ou melhor
ainda, que essa entidade conhecida como ELES resolva todos os problemas.
Pedro F. Santos

 

Enviar um comentário

<< Home